Assembleia Legislativa participa do centenário de Willy Zumblick

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai participar da comemoração do centenário de nascimento de Willy Zumblick, promovendo uma sessão especial no dia 26 de setembro em Tubarão. Este foi um dos assuntos tratados em audiência concedida nesta segunda-feira (22) pelo presidente da Assembleia, Joares Ponticelli (PP), aos historiadores Valmiré Rocha dos Santos e Volnei Martins Bez, que se dedicam ao resgate da produção artística do admirável pintor catarinense.

Os historiadores apresentaram projetos que visam a publicação de uma cartilha educativa sobre o legado do artista maior tubaronense e uma exposição com reproduções das obras em telas digitais de LED, para marcar o centenário. Ponticelli – que declara-se um apreciador das obras do artista falecido em 3 de abril de 2008, aos 94 anos de idade – prometeu apoiar as iniciativas.

Na audiência acompanhada pelo assessor Laércio Menegaz Junior também foi feita menção à colaboração do fotógrafo Carlos Rocha, que faz o registro fotográfico de toda a produção artística catalogada de Zumblick.

A família Zumblick, segundo um dos filhos, calcula que cerca de 7.000 trabalhos tenham sido assinados pelo artista em 75 anos de atividades artísticas. O resgate dos historiadores conseguiu até agora catalogar cerca de 1.200 trabalhos e estima que possam ser encontradas até 3.000 peças. “Somos caçadores de obras. Nem o autor sabia ao certo quantos trabalhos tinha feito. Mas se considerarmos que ele criou por sete décadas e meia, o número de 3.000 trabalhos é aceitável”, afirma Valmiré Rocha dos Santos.

“Willy Zumblick produziu muitos trabalhos artísticos, entre telas, painéis, esculturas. A história de Santa Catarina e as tradições culturais estão retratadas com muito brilho. Por isso, o Parlamento catarinense tem o dever de apoiar o resgate e a preservação de suas obras”, disse Ponticelli.

A sessão especial do parlamento catarinense ainda não tem local definido. A princípio, o Clube 7 de Junho deve ser o palco para a homenagem, já que a sociedade foi por ele presidida, tendo o artista colaborado em muitos Carnavais, criando a decoração. A data escolhida é 26 de setembro, data de nascimento do maior artista tubaronense da história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s